A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS



  Hoje em dia, a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar
conhecimento. Na era digital, os alunos levam para a sala de aula muitas novidades e informações pesquisadas no computador de casa, lan house ou da própria escola. É muito importante o professor conhecer e entender o funcionamento dessas novas tecnologias para que os mesmos possam auxiliar os alunos a utilizarem essas ferramentas da melhor forma possível.
As formas tradicionais de compreender e de agir sobre o mundo foram reestruturadas pelas novas possibilidades de ensinar usando o mundo digital. Consequentemente, a sociedade adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar e de fazer a educação. O aprendizado há algum tempo atrás, restringia-se somente a escola-instituição, porém o que se percebe é que a informação rege de uma forma muito veloz. Como diz Stockhausen, citado por Keckhove (1997), enfim, a viver muitas vidas em uma só vida e compreender que, ao contrário do que se afirma “não é o mundo que é global, somos nós”. Ou, como diz Keckhove
(1997), “como nômades telemáticos libertamo-nos dos constrangimentos de uma coincidência histórica entre o espaço e o tempo e ganhamos o poder de estar em todos os lugares sem sairmos do lugar”.
O crescimento exponencial da Internet mostra que as fronteiras geográficas não são mais os limites para a busca de informações. McLuhan (2002) declarou no final da década de 60 que o meio é a mensagem e que todos vivemos em uma aldeia global. Da década de 60 para os dias atuais surgiu uma nova maneira de viver, onde a realidade virtual se sobrepõe a realidade dos fatos, mas que ainda não sabemos como utilizá-la. Com a evolução tecnológica, percebe-se que a utilização das mesmas acarreta em uma qualidade de aprendizagem, no desenvolvimento de processos e habilidades do pensamento.
Nesse sentido, o professor deve ser o mediador dessa relação buscando trabalhar habilidades e competências diferenciadas.
Há sim muitas formas de aproveitar esses recursos para o aprendizado: pesquisas, jogos que estimulam o raciocínio lógico saudável, não disputas violentas, softwares educacionais com diferentes propósitos. Sendo assim, a informatização necessita obrigatoriamente de capacitação, formação dos professores, para que tudo o que está disponível possa ser realmente útil e colabore para uma globalização justa, responsável e que oportunize o saber, a igualdade entre as classes, etnias, enfim, para todo e qualquer cidadão.


FONTE: http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2007/artigos/pedagogia/268.pdf

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário