Textos








A escola possui uma enorme importância em nossas vidas. É ela quem nos prepara para o futuro e nos dá o conhecimento necessário para que possamos enfrentar os obstáculos que surgem em nosso caminho.
Sua missão não é apenas passar conteúdo relacionado à física, matemática, química, geografia, português, história, dentre outras matérias. A escola deve fazer com que o aluno se sinta preparado para disputar um espaço dentro da sociedade.
Para isso, pais e colégios precisam formar uma aliança forte e consistente, capaz de oferecer ao jovem uma educação de qualidade e tudo aquilo que ele necessita para ter um futuro melhor. Infelizmente, não é essa a realidade que temos visto no nosso país. A maioria das escolas não possui boa infra-estrutura e condições de oferecer um bom ensino.
Além disso, os professores são mal remunerados e têm pouco preparo para lhe dar com determinadas situações. Tais problemas dificultam o aprendizado e não dão nenhum incentivo para que os jovens tenham vontade de buscar o conhecimento. Esta instituição também tem um importante papel social na vida das crianças. No colégio, elas aprendem a obedecer regras e a conviver com pessoas de diferentes crenças e culturas.
Meninos e meninas ainda são conscientizados sobre vários assuntos importantes e que fazem parte do nosso dia a dia, como preservação ambiental, saúde e prevenção de doenças, política, drogas, violência, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, etc.
É claro que cada tema deve ser abordado de forma diferente de acordo com a faixa etária da criança. No ensino médio, por exemplo, os docentes podem ter um diálogo mais aberto e esclarecedor. Também é importante que eles ouçam as opiniões de cada aluno e tentem identificar as dificuldades que eles possuem.
Como podemos perceber, a escola é de suma importância para o desenvolvimento intelectual, emocional e social do publico infantil. Mas, para que ela bons resultados, é preciso investimento e, principalmente, comprometimento por parte dos responsáveis.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS